Na manhã dessa terça-feira (21), a presidenta da Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho (ANPT), Adriana Augusta de Moura Souza, e o vice-presidente, Marcelo Crisanto Souto Maior, participaram da abertura do “Seminário Internacional – Inteligência Artificial, Democracia e Eleições”, promovido no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O evento reúne especialistas, formuladores de políticas públicas e acadêmicos para discutir a dimensão política, social e ética do uso de Inteligência Artificial (IA) em diferentes contextos.
Eles debaterão ainda diretrizes que orientem o uso da IA nas eleições e estratégias para o enfrentamento do fenômeno da desinformação e das fake news no campo eleitoral.
“Com o advento das fake news, a inteligência artificial passou a potencializar as notícias fraudulentas. A desinformação tem um destinatário certo, que é o eleitor. Ela busca direcionar o voto com mentiras, as mentiras pretendem polarizar o processo eleitoral de tal maneira que retira do eleitorado a liberdade na hora do voto o que, por consequência, contribui para corroer a confiança na democracia”, destacou o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes.
Além do TSE, o seminário é realizado pela Escola de Comunicação, Mídia e Informação da Fundação Getulio Vargas (FGV Comunicação), com o apoio da Delegação da União Europeia no Brasil e da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE