Notícias

Plenário do Senado celebra o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e o Dia Nacional de Tereza de Benguela

Plenário do Senado celebra o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e o Dia Nacional de Tereza de Benguela

Nessa quinta-feira (08), a presidenta da Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho (ANPT), Adriana Augusta de Moura Souza, participou, no plenário do Senado Federal, do lançamento do guia eleitoral para candidaturas femininas e negras, realizado durante a sessão especial da Casa, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, comemorados no dia 25 de julho.

O guia, realizado por meio de uma parceria entre o Ministério da Igualdade Racial, o Senado Federal e o Ministério das Mulheres, é uma ferramenta estratégica para enfrentar os desafios da representação feminina e negra na política. Entre os objetivos do guia está o de não só apoiar as candidaturas de grupos subrepresentados em suas jornadas políticas ao longo dos pleitos eleitorais, mas também contribuir para uma transformação social mais inclusiva.

De acordo com a presidenta da ANPT, a participação de mulheres na política ainda é pequena e este número é pior em relação às mulheres negras. “Precisamos de políticas públicas efetivas e eficazes para possibilitar que mais mulheres se candidatem e, também, que o processo eleitoral seja de fato justo. Os desafios são muitos, mas ações como essa, de lançamento do guia, já colaboram para que a informação chegue para todos e todas, afinal, o conhecimento é a base de qualquer mudança”, esclarece.

Adriana Augusta ressaltou, também, que o evento foi importante por possibilitar a interlocução e o estabelecimento de parcerias com representantes de diversas entidades que atuam na pauta feminina, notadamente em questões relacionadas ao trabalho da mulher. Como exemplo, o Instituto Maria da Penha, que tem programas de prevenção da violência doméstica para implementação de creches nos ambientes corporativos visando a inserção efetiva da mulher no mercado de trabalho e o Instituto Casa Girassol, diversidade organizacional, do Rio Grande do Sul, que capacita e promove trabalho na construção civil exclusivamente para mulheres.

O evento possibilitou, ainda, de acordo com a procuradora, o estreitamento de laços com algumas instituições com as quais a ANPT pretende debater temas de interesse da categoria, como o TSE, por meio das ministras Vera Lúcia Santana Araújo e Edilene Lôbo, e o próprio Senado, com o senador Paulo Paim (PT-RS), com quem a associação deve se reunir nas próximas semanas.

25 de julho


Símbolo de resistência e liderança na luta contra a escravização, Tereza de Benguela, ou ‘‘Rainha Tereza”, viveu no século 18 e assumiu a liderança do quilombo chefiado pelo companheiro, José Piolho, depois que ele foi assassinado, em Mato Grosso. Tereza apoiou a luta da comunidade negra e indígena contra a escravidão por duas décadas. O dia 25 de julho foi instituído como Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra por lei em 2014.

Já o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), durante o 1º Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas, em Santo Domingo, na República Dominicana, em 1992.

Compuseram a mesa de honra da solenidade, a secretária-executiva do Ministério das Mulheres, Maria Helena Guarezi, a ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Vera Lúcia Santana Araújo, a ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edilene Lôbo, a presidenta e requerente da sessão, procuradora da Mulher no Senado Federal, senadora Zenaide Maia (PSD-RN), a secretária da sessão, secretária-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e juíza Federal, Adriana Alves dos Santos Cruz, e a secretária de Políticas de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo do Ministério da Igualdade Racial, Márcia Lima.

Confira abaixo algumas fotos do evento:

 

Mulheres representantes de diversas entidades que atuam na pauta feminina

Vice-presidenta administrativa da Anadep, Fernanda Fernandes, a senadora Zenaide Maia (PSD-PB),

Adriana Augusta, a presidenta da Anadep, Rivana Ricarte, e a advogada Diana Cazetta

A presidenta da Associação Nacional das Defensores e Defensores Pública, Rivana Ricarte, a
co-fundadora e vice-presidente do Instituto Maria da Penha, Regina Célia Barbosa, e a presidenta da ANPT.

Senador Paulo Paim (PT-RS) e a presidenta da ANPT

A juíza Federal do TRF-1 Alcioni Escobar da Costa Alvim, Adriana Augusta e a secretária-geral do CNJ, juíza Adriana Cruz

A vice-presidenta administrativa da Anadep, Fernanda Fernandes, Adriana Augusta, a ministra do TSE Vera Lúcia Araújo e a presidenta da Anadep, Rivana Ricarte,

Fonte: Agência Senado

Foto da mesa: Marcos Oliveira/Agência Senado