Notícias

Senado retira urgência do PLS 432 após reunião na presidência com participação da ANPT

Senado retira urgência do PLS 432 após reunião na presidência com participação da ANPT
Nesta quarta-feira, 03/02, o presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Carlos Eduardo de Azevedo Lima, e o vice-presidente da entidade, Ângelo Fabiano Farias da Costa, participaram de reunião no gabinete da presidência do Senado Federal, onde estiveram reunidos com o vice-presidente daquela Casa Legislativa, senador Jorge Viana (PT-AC), com o prêmio Nobel da Paz de 2014, Kailash Satvarthi, além de outros senadores e representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT) - inclusive o procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Curado Fleury - e da magistratura e diversas outras instituições engajadas no combate ao trabalho escravo. O objetivo da reunião foi discutir o Projeto de Lei do Senado (PLS) 432/2013, em tramitação na Casa.
Durante a reunião, os participantes ressaltaram a necessidade de uma tramitação adequada do projeto de lei, permitindo, assim, maior debate acerca do tema, sem que se justifique sua tramitação em regime de urgência, como estava previsto, o que levaria à apreciação da matéria direto em Plenário, sem passar pelas Comissões do Senado. O grupo reafirmou, ainda, que não se mostra razoável discutir, neste momento, qualquer alteração do conceito de trabalho escravo, conforme prevê o projeto, visto que, inclusive, essa questão já se encontra detalhadamente abordada no art. 149 do Código Penal, sendo a experiência brasileira exemplo mundial no enfrentamento da matéria.

Ainda na tarde de hoje, após a reunião realizada no gabinete da presidência, o Senado votou o fim da urgência em relação à tramitação do PLS 432, que agora tramitará pelas Comissões antes de ser, eventualmente, discutido em Plenário.