Nessa segunda-feira, 10/10, o Senado Federal promoveu sessão especial em homenagem aos 40 anos da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra). O presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Ângelo Fabiano Farias da Costa, e a vice-presidente da entidade, Ana Cláudia Bandeira Monteiro, participaram do evento, que contou também com a presença de representantes de entidades de classe, do procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Fleury, do chefe de gabinete do procurador-geral do Trabalho, Sebastião Caixeta, e do diretor-geral do Ministério Público do Trabalho, Leomar Daroncho, além de diversas outras autoridades.
Durante a solenidade, o presidente da ANPT ressaltou que a Anamatra foi criada, especialmente, para defender os direitos, interesses e prerrogativas da magistratura do trabalho, porém, hoje em dia ela tem papel social fundamental no crescimento da sociedade e dos direitos dos trabalhadores brasileiros. O procurador falou também do trabalho em conjunto entre a ANPT e a Anamatra em diversos temas e, principalmente, “nas lutas diárias contra o retrocesso social”.
Farias da Costa reforçou o apoio da ANPT aos juízes e respectivos Tribunais do Trabalho, tendo em vista a conduta do presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) que solicitou formalmente ao Presidente da Câmara dos Deputados a retirada de 32 projetos de lei para criação de cargos, funções comissionadas e Varas na Justiça do Trabalho, que tramitam no parlamento desde 2014. “Fica aqui registrado, mais uma vez, o meu apoio à magistratura trabalhista por conta do ato intempestivo do presidente do TST de solicitar a retirada desses projetos que visam o crescimento da justiça do trabalho, que tem sido alvo de diversos ataques”, disse.