Teve início na tarde dessa terça-feira, 28/08, o simpósio nacional “Negro(a), afro-religioso(a), quilombola: racismo e intolerância religiosa no Brasil e seus reflexos no mundo do trabalho”. O evento, que será realizado até o dia 30, acontece em Brasília no auditório do Centro Empresarial CNC, e é promovido pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), com o apoio da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT) e do Ministério Público do Trabalho (MPT). O vice-presidente da ANPT, Helder Amorim, participou da abertura do seminário.
O objetivo do evento é contextualizar a questão racial e religiosa no Brasil com abordagem histórica, antropológica, sociocultural e econômico-social. Além disso, o simpósio apresenta os desafios para a superação de estigmas raciais e religiosos com foco na população negra, afro-religiosa e quilombola e discutir sua relação entre raça, orientação religiosa e violência, sob todas as suas formas.
Para o vice-presidente da ANPT, o simpósio constitui um marco na história do MPT. “Ele representa um espaço de reconhecimento, promoção e valorização da liberdade religiosa e da diversidade cultural, elemento imprescindível ao desenvolvimento das relações humanas no ambiente de trabalho, com respeito à diversidade”, afirma.
O simpósio está sendo transmitido ao vivo pelo canal do MPT no youtube. Clique aqui para assistir.
Clique aqui e confira a íntegra da programação.