O novo procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES), Estanislau Tallon Bozi, tomou posse na última quarta-feira (3), em cerimônia realizada na sede da Procuradoria-Geral de Justiça. Já no dia 05, sexta-feira, foi realizada a solenidade de posse da nova procuradora-chefa do MPT no Ceará, Juliana Sombra Peixoto Garcia. O presidente da Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho (ANPT), José Antonio Vieira, esteve presente.
O procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira, e diversas outras autoridades também prestigiaram os eventos.
No Espírito Santo, Estanislau Bozi destacou a luta da instituição pelo equilíbrio nas relações de trabalho. "Os seres humanos não são competidores, inimigos ou adversários, mas colaboradores. Somos todos chamados a contribuir para um mundo melhor. O trabalho que almejamos é o digno, que permita trazer o sustento ao trabalhador e à sua família. Sem muitos sofrimentos, angústias, dores e incertezas. Nem para o empregado nem para empregadores”.
José Antonio Vieira ressaltou a resistência da ANPT às diversas tentativas de desconstrução do Direito do Trabalho. "A crise sanitária agravou a econômica e, a pretexto de se assegurar o desenvolvimento nacional, novamente se seguiu, no Brasil, a política de desregulamentação de direitos, que ignora os princípios da valorização do trabalho, da dignidade da pessoa humana e da vedação ao retrocesso social. Era preciso resistir. E resistimos”, consignou, referindo-se à caducidade da Medida Provisória (MP) 927, bem como à rejeição da MP 1045 e à da Proposta de Emenda à Constituição nº 5.
No Ceará, Juliana Sombra enalteceu a atuação, no contexto da pandemia, de pesquisadores, acadêmicos e profissionais da saúde. Registrou, ainda, o papel do MPT de guardião da dignidade humana nas relações trabalhistas. “O apoio unânime que recebi para a assunção do cargo, ao tempo que me enche de orgulho, carrega consigo também muita responsabilidade. Darei o meu melhor nessa missão”, enfatizou.
O presidente, por sua vez, apontou a necessidade de ampliação do quadro de membros e membras da Unidade Regional. “A ANPT apoiará toda e qualquer medida que proporcione à 7ª Região uma estrutura humana compatível com a dimensão socioeconômica do glorioso Estado do Ceará”, afirmou.
Clique aqui para ver a cobertura completa da posse no MPT-ES.
Clique aqui para ver a cobertura completa da posse no MPT-CE.
Fotos: MPT-ES e MPT-CE