Na tarde ontem (12), foi realizada a solenidade de posse da nova presidenta do Superior Tribunal Militar (STM), Maria Elizabeth Rocha. Ela e a primeira mulher a ocupar o cargo em 217 anos de história do tribunal. A presidenta da ANPT, Adriana Augusta de Moura Souza, participou da cerimônia, que contou também com a presença do presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva.
Em seu discurso, a presidenta do STM destacou questões como o feminismo, a igualdade de gênero e defesa do Estado Democrático de Direito, além de ressaltar o compromisso com a transparência, o reconhecimento identitário e a democracia como pilares de sua gestão. Ela enfatizou também a relevância de incluir grupos historicamente marginalizados, como mulheres, negros, indígenas, LGBTQIA+ e pessoas em situação de vulnerabilidade, uma vez que, de acordo com a Maria Elizabeth Rocha, a busca por igualdade vai além das mulheres cisgênero e heterossexuais, abrangendo também todos aqueles que enfrentam exclusão e discriminação.
O evento contou também com a presença da primeira-dama, Janja da Silva, do vice-presidente da República, Geraldo Alckimin, os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, entre outras autoridades.