Notícias

VI Seminário Internacional do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo

Foi realizada nesta quinta-feira (19/05), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, em Brasília, o IV Seminário Internacional do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo. O vice-presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Carlos Eduardo de Azevedo Lima, representou a entidade na ocasião, que também contou com as presenças da procuradora do Trabalho e vice-coordenadora da Coordenadoria Nacional de Erradicação das Condições Análogas às de Escravo (Conaete) do Ministério Público do Trabalho (MPT), Paula de Ávila Nunes, e do subprocurador-geral do Trabalho Luis Antonio Camargo de Melo. O evento teve como objetivo debater e apoiar as políticas públicas e projetos que podem contribuir para a erradicação dessa forma de exploração do trabalho humano.
Durante o evento, os participantes fizeram um balanço acerca do cumprimento do pacto, tendo havido, também, a apresentação de resultados do monitoramento e discussões sobre a situação nas cadeias produtivas com incidência desse problema. Foram feitas, ainda, apresentações de boas práticas empresariais contra a escravidão contemporânea e debatidas as questões atinentes à incidência de trabalho escravo no comércio internacional e às ações de responsabilidade social empresarial que vêm sendo implementadas em outros países nessa área.

O Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo foi lançado no dia 19 de maio de 2005, em Brasília, e tem sido um instrumento eficaz na luta contra o trabalho escravo.

Baixe o aplicativo ANPT e tenha acesso fácil as informações.