Notícias

“Vocês serão mais do que fiscais da lei”, afirma vice-presidente da ANPT durante posse de procuradores e procuradoras do Trabalho

“Vocês serão mais do que fiscais da lei”, afirma vice-presidente da ANPT durante posse de procuradores e procuradoras do Trabalho

Quinze membros e membras do Ministério Público do Trabalho (MPT) foram empossados(as), na tarde desta terça-feira (11), no auditório Juscelino Kubitscheck da Procuradoria-Geral da República (PGR), em Brasília. Os novos procuradores e procuradoras do Trabalho são oriundos do 21º concurso da carreira.

Durante a solenidade, a vice-presidenta da Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho (ANPT), Lydiane Machado, saudou os colegas lembrando-se das expectativas que nutria há 7 anos e meio, quando ingressava na carreira.

“Vocês serão mais do que fiscais da lei, serão a esperança para crianças e adolescentes explorados, serão o retorno à vida para os escravizados, a saúde e a segurança para os desamparados. Tenho certeza de que vocês honrarão o cargo e empenharão os melhores e maiores esforços para a efetivação do ideário da Justiça Social”, afirmou.

Lydiane Machado enfatizou ainda que os novos integrantes do MPT tomam posse em um momento desafiador. “Nesse contexto, é cada vez mais necessário, inclusive, repensar a forma de atuação do Ministério Público do Trabalho para torná-la ainda mais efetiva e facilmente perceptível aos destinatários dos direitos sociais. Não somos inimigos do desenvolvimento econômico, mas ao contrário, defendemos um que seja sustentável e não negocie com o bem mais precioso que homens e mulheres possuem, qual seja, sua dignidade”, afirmou.

O procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira, também destacou a transição do sonho para a realidade, exaltando a conquista que trouxe cada novo colega ao rito da diplomação. Em suas palavras, “a posse de hoje é a conexão para o mundo novo, recheado de surpresas, de desafios, de trabalho, de descobertas e do contínuo deleite do prazer de aprender.  O Ministério Público existe para tornar concreto o objetivo de ofertar um mundo melhor às presentes e às futuras gerações”.

Coube à nova procuradora do trabalho Gabriela Menezes Zacareli falar em nome dos empossados. “Acreditar no poder transformador do Direito nos fez chegar até aqui. Acreditar no Ministério Público do Trabalho como agente de transformação social nos deu forças e motivação para enfrentar longos anos de estudo e hoje, finalmente, tornar-nos procuradoras e procuradores do trabalho. Essa alegria também é compartilhada por todos os familiares e amigos de todos as empossadas e empossados. Despeço-me com uma grande alegria em meu coração e com a certeza de que todo esforço valeu a pena. Este é só o início”.

Durante a solenidade foram empossados(as) também três novos(as) procuradores(as) da República.

Os novos procuradores e procuradoras do Trabalho são:

Cláudio Cobas Costa Cunha
Daniel Carvalho Oliveira
Eduardo Rodrigues do Nascimento
Elysa Tomazi
Gabriela Menezes Zacareli
Iandra Salviano Araújo
Joali Ingracia Santos de Oliveira
Katiesla dos Santos Costa
Luciana Correia da Silva
Marco Aurélio Gomes Cordeiro da Cunha
Mariane Moterani Silva
Michéle da Rocha
Pedro Henrique Godinho Faccioli
Pedro Ivo Gabriel de Castro Dourado
Ricardo Oliveira Freaza Garcia

 

 

 

Baixe o aplicativo ANPT e tenha acesso fácil as informações.