Notícias

X Curso de Ingresso e Vitaliciamento para Procuradores do Trabalho

X Curso de Ingresso e Vitaliciamento para Procuradores do Trabalho
Teve início na tarde de hoje (4/12), na Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), o X Curso de Ingresso e Vitaliciamento para Procuradores do Trabalho. Com duração de 420 horas, o curso é organizado em módulos e dividido em quatro etapas: duas presenciais e duas à distância. O presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Carlos Eduardo de Azevedo Lima, a vice-presidente, Daniela Varandas, e o diretor financeiro da entidade, Ângelo Fabiano Farias da Costa, participaram da abertura do curso, que, nessa primeira fase, vai até o dia 19 de dezembro.
Em seu pronunciamento, Azevedo Lima saudou os novos procuradores do Trabalho e ressaltou a importância de realização do curso de vitaliciamento pelo qual eles passarão, dando destaque aos novos moldes propostos pela ESMPU para esta edição do curso. Ele ressaltou a relevância de se ter um curso voltado para um enfoque mais prático, o que pode e deve auxiliar os membros que ingressam na instituição na preparação para a atuação que passarão a desempenhar quando começarem a oficiar em suas unidades de lotação.

O diretor-geral da ESMPU, Nicolao Dino Neto, por sua vez, reforçou que o novo curso de vitaliciamento faz parte do planejamento estratégico do Ministério Público da União e que as políticas de desenvolvimento de pessoas estão ligadas ao treinamento. Lembrou, também, que o MP enfrenta diversos desafios que devem ser superados. “Temos novos e velhos problemas a resolver. A participação de cada um de vocês é essencial”, completou.

O curso de vitaliciamento tem como meta traduzir os objetivos institucionais em três eixos centrais (profissional, teórico e de interlocução interinstitucional e com a sociedade civil), tudo com a finalidade de ampliar os conhecimentos necessários ao exercício probo, eficaz e zeloso das funções do Ministério Público do Trabalho, com ênfase nas necessidades impostas pela atuação extrajudicial e judicial. As fases presenciais acontecem em Brasília, de 4 a 19 de dezembro de 2012 e de 23 de janeiro a 6 de fevereiro de 2013. As etapas à distância ocorrem entre 7 e 18 de janeiro e 18 de fevereiro a 29 de março de 2013.

Compuseram a mesa de abertura do curso, além do presidente da ANPT e do diretor-geral da ESMPU, o procurador-geral do Trabalho, Luis Antonio Camargo de Melo, o vice-procurador-geral do Trabalho, Eduardo Antunes Parmeggiani, o coordenador de ensino do MPT na ESMPU, Carlos Eduardo Brizola, e o secretário do concurso, o procurador regional do Trabalho Maurício Correia de Mello.

Baixe o aplicativo ANPT e tenha acesso fácil as informações.