Foi realizado na tarde deste sábado, 27/04, durante a programação do XVIII Congresso Nacional dos Procuradores do Trabalho (CNPT), o lançamento de livros dos associados da ANPT. Ao todo, seis obras foram lançadas durante o evento.
O procurador do Trabalho Alessandro Santos de Miranda lançou o livro Ativismo judicial na promoção dos direitos sociais: a dimensão política da jurisdição constitucional na realização dos direitos sociais. O Supremo Tribunal Federal como formador de novos parâmetros de civilidade social e propagador do ativismo judicial.
Sobre o livro, Alessandro Miranda ressaltou que a obra é fruto da conclusão do mestrado em Direito Constitucional na Universidade de Sevilha. Segundo ele, a questão ganha especial urgência frente à problemática de uma longa história de desigualdade e exclusões no país. Pensar nos direitos sociais fundamentais significa explorar suas potencialidades, transladando o terreno da discussão e repensando estes direitos a partir da realidade que deixaram de conter, formulando soluções possíveis para a satisfação das necessidades humanas básicas, destacou.
Já os procuradores regionais do Trabalho Ricardo José Macedo de Brito Pereira e Adriane Reis de Araújo, e a procuradora do Trabalho Lorena Vasconcelos Porto lançaram a obra Soluções alternativas de conflitos trabalhistas. O livro não apenas se ocupa de mecanismos alternativos nesta perspectiva, pois vai mais além, na medida em que se detém, com maior profundidade, no próprio conflito e em algumas situações que lhe dão origem, bem como no marco normativo em que se inserem.
O Compromisso de ajustamento de conduta foi o tema do livro lançado pelo procurador do Trabalho Bruno Gomes Borges Fonseca. A obra analisa o compromisso de ajustamento de conduta como instrumento de acesso à justiça do Ministério Público. A teoria discursiva do direito de Jürgen Habermas é o marco teórico da pesquisa e permite enfrentar a legitimidade da sua construção e, também, sua contribuição para o exercício de direitos e a resolução de conflitos.
O livro da associada da ANPT Cristiane Maria Sbalqueiro Lopes, também, foi lançado no evento. O título da obra é Inmigración y derechos humanos. Análises critico Del caso brasileno e apresenta as leis de imigração no Brasil a partir de uma perspectiva crítica e comprometida com o papel dos direitos humanos. Aborda, ainda, o papel do Ministério Público do Trabalho na defesa legal do trabalho e da importância da questão do direito ao reagrupamento familiar.
Outra obra apresentada neste sábado foi Ações afirmativas 2ª edição de autoria do procurador regional do Trabalho José Cláudio Monteiro de Brito Filho. O livro trata das ações afirmativas, que são uma das formas de combate à discriminação. Os objetivos principais da obra são discutir as ações afirmativas como uma das estratégias possíveis para a melhor distribuição dos recursos entre os integrantes da sociedade, e discutir os critérios para a validade desses programas. Está baseado, principalmente, na teoria da igualdade de recursos de Ronald Dworkin, e nos escritos deste autor, em diversas obras, a respeito das ações afirmativas.
O procurador regional do Trabalho Manoel Jorge e Silva Neto, também, lançou livro durante o evento, com o tema Teoria Jurídica do assédio e sua fundamentação constitucional. Segundo o autor, é preciso reconhecer que a vertiginosa e irreversível revolução tecnológica infelizmente não se fez acompanhar de efetiva salvaguarda de direitos fundamentais. No livro, são descritas novas figuras de assédio - como o por competência (subespécie do assédio moral), o religioso e o racial -, aliando-as aos já conhecidos assédio sexual e moral, e referindo-se, ainda, a figura pouco difundida como é o assédio processual.