Associados aposentados da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT) reuniram-se com integrantes da diretoria da entidade na tarde do último sábado, 09/04, para tratar de temas de interesse mais direto e específico, bem como para buscar maior detalhamento de informações quanto à tramitação de diversos pleitos e proposições e, também, discutir estratégias de atuação. A reunião ocorreu durante a programação do XXI Congresso Nacional dos Procuradores do Trabalho (CNPT) e contou também com a participação dos integrantes da Comissão de Paridade da ANPT e do procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Fleury.
Entre as proposições legislativas tratadas durante a reunião estavam a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 63/2013, que trata da valorização por tempo na Magistratura e no Ministério Público, e também a PEC 555/06, que prevê a extinção da cobrança da contribuição sobre os proventos de aposentados e pensionistas. Discutiu-se ainda, durante o encontro, questões concernentes a convênios da ANPT com planos de saúde e afins, além de requerimentos recentemente formulados pela Associação tanto à Procuradoria-Geral da República quanto à Procuradoria-Geral do Trabalho, envolvendo o tema da Parcela Autônoma de Equivalência (PAE), entre diversos outros temas.
Algumas outras questões que envolvem diretamente a Administração do Ministério Público do Trabalho (MPT) também foram tratadas durante a reunião, a exemplo de requerimento recentemente formalizado pela ANPT no que diz respeito à criação de um novo canal de comunicação para disponibilização célere, pela instituição, de informações atualizadas aos membros aposentados do MPT. Sobre isso, o procurador-geral, durante a reunião, ressaltou que já estão sendo adotadas todas as medidas pertinentes para atender com rapidez o que lhe foi requerido oficialmente pela ANPT.
Para o presidente da ANPT, Carlos Eduardo de Azevedo Lima, a reunião foi importante no sentido de estreitar ainda mais o relacionamento da Associação com todos os seus associados, dando-se ênfase para as questões que dizem respeito de maneira mais específica aos colegas aposentados, os quais têm todo um inegável histórico de relevantes serviços prestados à entidade, à instituição e à sociedade como um todo.
Além do presidente da ANPT, participaram da reunião também o vice-presidente, Ângelo Fabiano Farias da Costa, a diretora de comunicação da entidade, Heleny Schittine, que também é aposentada, e demais integrantes da diretoria da Associação, bem como os componentes da chapa que concorre às eleições para a diretoria da ANPT para o próximo biênio.