A diretora de operações da agência de comunicação InPress Oficina, Liliane Pinheiro, apresentou na tarde desta sexta-feira, 29/03, a campanha digital da ANPT para redes sociais, cujo objetivo é despertar identificação e empatia da sociedade para com a atuação desenvolvida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). Ela falou sobre a concepção da campanha, apresentou os materiais já desenvolvidos e ressaltou a importância da boa comunicação institucional.
A jornalista apresentou dados sobre a utilização das redes sociais no mundo e apontou que, atualmente, 64% dos jovens estão dando uma pausa nas redes sociais, de acordo com pesquisa apresentada pela revista Meio e Mensagem. Liliane disse ainda que o abandono, ou a desintoxicação das redes, é uma tendência atual.
A diretora da InPress falou também sobre o índice de confiança das pessoas nas instituições e revelou que o Ministério Público está em 11º lugar na lista das instituições mais confiáveis. A parte disso, ela informou também que as pessoas estão amedrontadas e que entre os medos da população está a corrupção, a globalização, entre outros, e que a população não se sente mais representada, o que explicaria boa parte disso.
Neste contexto da comunicação em que todos podem se comunicar e sentem falta de uma representação efetiva na sociedade, a diretora da empresa falou sobre a concepção da campanha criada para aproximar o MPT à sociedade. “A ideia é que o #BomTrabalhoPraVocÊ” não seja só uma causa do MPT, mas sim uma causa viva, onde qualquer membro da sociedade possa se engajar”, revelou.
A campanha da ANPT parte da concepção de que o "bom trabalho", defendido pelo MPT, é aquele que confere direitos e garantias aos trabalhadores, propiciando-lhes os meios dignos de vida e permitindo sua identificação e realização pessoal e profissional. A noção pretende contrapor o trabalho precário, despido de direitos, em que o trabalhador é coisificado e submetido unicamente aos interesses lucrativos do explorador de sua mão de obra, sem respeito à sua condição humana.
Liliane Pinheiro mostrou as peças já produzidas e divulgadas nas redes sociais e mostrou, em primeira mão, o vídeo-teaser, que parte da seguinte pergunta: O que é bom trabalho para você?”. O material mostra diferentes pessoas respondendo a esta pergunta e, como fundo de áudio, o jingle criado pela empresa para a campanha.
O vice-presidente da ANPT, Helder Amorim, por sua vez, ressaltou a importância da campanha para a instituição e ressaltou a necessidade de que todos os membros do MPT divulguem e compartilhem o material em suas redes sociais. “É essencial que cada um de nós seja um veículo compartilhador dessa campanha”, explicou.
O presidente da ANPT, Ângelo Fabiano Farias da Costa, destacou que a proposta da campanha é fazer a defesa do MPT e que ela interessa não só para os operadores do direito. “A campanha trata de temas de interesse da população em geral, principal beneficiária da atuação do MPT”, disse.
Acesse as redes sociais da campanha e confira/compartilhe os conteúdos. #BomTrabalhoPraVocê