Notícias

XXV CNPT: Tadeu Alencar e Antonio Henrique de Carvalho Ellery são homenageados

XXV CNPT: Tadeu Alencar e Antonio Henrique de Carvalho Ellery são homenageados

O Deputado Federal Tadeu Alencar e o associado Antonio Henrique de Carvalho Ellery, um dos fundadores da ANPT, foram homenageados na abertura do XXV Congresso Nacional de Procuradores e Procuradoras do Trabalho.

 

O presidente do Colégio Associativo de Delegados e Delegadas, Waldir Bitu Filho, acompanhado do presidente da ANPT, José Antonio Vieira, entregou ao parlamentar uma placa, com o seguinte teor:

 

“A Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho – ANPT, entidade de classe de âmbito nacional, vem homenageá-lo pela notória e intransigente luta em prol da efetivação do ideário da Justiça Social e, muito especialmente, pelo absoluto respeito à independência e à autonomia do Ministério Público brasileiro, pilares do Estado Democrático de Direito”.

 

 

“Quem, por dever de ofício, é levado à articulação política sabe perfeitamente bem que há os aliados de ocasião e os de sempre, estes pautados por um peculiar apreço a tudo que verdadeiramente importa ao desenvolvimento nacional sustentável, fundado na dignidade da pessoa humana e na valorização do trabalho. Deputado Tadeu Alencar, Vossa Excelência dignifica o parlamento brasileiro e os muitos votos recebidos dos nossos irmãos e de nossas irmãs do glorioso Estado de Pernambuco. Sua voz foi um alento quando muitas vozes absurdamente nos insultaram”, afirmou o presidente.

 

O deputado agradeceu, enfatizando a convergência de ideias em defesa da construção de um Brasil livre, justo e solidário. “Essa homenagem é muito importante para quem exerce uma função pública. E sei que não é ao homem Tadeu Alencar, não é ao procurador, mas é aos valores que nós representamos. É responsabilidade da política preservar essa feição do estado brasileiro. Não podemos ficar de braços cruzados ou não gritar fortemente, não reagir, não resistir às tentativas que têm sido feitas – e não são poucas – de regressão de direitos, de retirada de direitos duramente conquistados”.

 

 

A diretora de assuntos de aposentados e aposentadas, Denise Lapolla, acompanhada da vice-presidenta da ANPT, Lydiane Machado, entregou a placa de homenagem ao subprocurador-geral do Trabalho Henrique Ellery, assim redigida: 

 

“A Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho – ANPT homenageia o Excelentíssimo Senhor Subprocurador-Geral do Trabalho Antonio Henrique de Carvalho Ellery, um de seus fundadores, pelo legado indelével, fruto da notória, permanente e mui singular dedicação ao fortalecimento do Ministério Público do Trabalho e do movimento associativo”.

 

 

Em seu discurso, o Presidente José Antonio Vieira, após saudar os colegas e as colegas que foram diretores e diretoras, desde a fundação da ANPT, em 07 de fevereiro de 1979, ressaltou que, da primeira Diretoria (1979/1985), capitaneada por Murilo Estevam Allevato, fizeram parte Celso Mendes Peres Carpintero, Maria de Nazareth Zuany, Arthur Francisco Seixas dos Anjos e, como Secretário de Imprensa, Antonio Henrique de Carvalho Ellery.

 

 

“Ellery, nosso segundo homenageado, é profundo conhecedor de tudo o que nos concerne. Não há, entre as colegas e os colegas que o conhecem, quem não o admire. Muitíssimo obrigado pela vitalidade, pela sapiência e por toda a inesgotável dedicação à nossa Instituição e à nossa Associação”, declarou o presidente, acrescentando que a homenagem demonstrava o máximo comprometimento com a integração de todos os associados e de todas as associadas, a despeito da aposentadoria, uma circunstância de fato que, segundo ele, não pode abalar a unidade que caracteriza o Ministério Público.

 

“Minhas colegas de hoje e de ontem, meus colegas de ontem e de hoje, essa placa não é para mim. Essa placa é para os ideólogos do Ministério Público e da nossa Associação”, frisou o homenageado.

 

Baixe o aplicativo ANPT e tenha acesso fácil as informações.