A Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho (ANPT), para enaltecer as Coordenadorias Temáticas Nacionais do Ministério Público do Trabalho (MPT) e tudo o que as associadas e os associados que as integram fazem na defesa da ordem jurídica, da democracia e do interesse social, desenvolveu uma campanha, cujo lançamento ocorreu durante a solenidade de abertura do XXVI CNPT. A cada semana, um card será publicado nas redes sociais.
Foi projetado um vídeo, com a narração do seguinte texto, escrito pelo presidente José Antonio Vieira e pela coordenadora nacional da CODEMAT, Marcia Kamei:
“A Constituição da República, promulgada em 05 de outubro de 1988, expressamente atribuiu ao Ministério Público a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis, dotando-lhe de perenidade, autonomia administrativa e independência funcional.
Ao novo perfil institucional foram acrescentados instrumentos poderosos, como o inquérito civil, o termo de ajustamento de conduta e a ação civil pública.
Nesse contexto, as Coordenadorias Temáticas Nacionais do Ministério Público do Trabalho surgiram, a partir de 10 de novembro de 2000, com a criação da COORDINFÂNCIA, para assegurar a unidade no enfrentamento das complexas questões inerentes às relações de trabalho.
O ambiente de discussão não hierarquizado, congregando membras e membros de diferentes regiões do país, com experiências e vivências distintas e complementares, estimula ideias e ideais, fortalece o espírito de cooperação e, assim, concorre decisivamente para a eficácia e para a resolutividade dos projetos, ações e iniciativas de transformação da realidade social.
O mundo, que, consternado, ainda lida com os impactos de uma crise sanitária sem precedentes, se ressente de guerras e catástrofes naturais. A tecnologia avança, mas, paradoxalmente, remanescem a fome, a miséria e a escravidão.
As Coordenadorias Temáticas Nacionais, com resiliência e singular capacidade de adaptação a novos desafios, têm servido à construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e solidária, em constante evolução na busca por espaços e medidas que garantam a valorização do trabalho e a dignidade da pessoa humana, essenciais ao desenvolvimento sustentável e ao fortalecimento do próprio Estado Democrático de Direito.
A Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho saúda a CODEMAT, a CONAETE, a CONAFRET, a CONALIS, a CONAP, a CONATPA, a COORDIGUALDADE e a COORDINFÂNCIA, legitimamente orgulhosa das realizações dos associados e das associadas que nelas se congregam”.