Notícias

XXVIII Congresso Nacional de Procuradores e Procuradoras do Trabalho debaterá o futuro do trabalho, justiça e sociedade

XXVIII Congresso Nacional de Procuradores e Procuradoras do Trabalho debaterá o futuro do trabalho, justiça e sociedade

Evento promovido pela ANPT reunirá membros e membras do Ministério Público do Trabalho de todo o país, especialistas e autoridades

 A Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho (ANPT) promoverá, entre os dias 10 e 13 de abril, o XXVIII Congresso Nacional de Procuradores e Procuradoras do Trabalho (CNPT). O evento será realizado no Hotel Renaissance, em São Paulo, e tem como tema principal "Horizontes em Transformação: Trabalho, Justiça, Sociedade". O congresso reunirá procuradores, procuradoras, especialistas e autoridades para debater o futuro do direito do trabalho, as mudanças sociais e os desafios para a Justiça do Trabalho.

"O tema deste ano reflete, claramente, a realidade que estamos vivendo. O mundo do trabalho está em constante mudança, impulsionado por novas tecnologias, desafios sociais e transformações econômicas. A Justiça do Trabalho também enfrenta novos desafios, principalmente no que diz respeito à proteção dos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras em tempos de incerteza. Este congresso oferece uma oportunidade única para refletirmos sobre como podemos responder a essas transformações, promovendo uma sociedade mais justa e igualitária para todos”, afirma a presidenta da ANPT, Adriana Augusta de Moura Souza.

Como parte da programação do evento, serão promovidas conferências e painéis que abordarão temas de relevância para os membros e membras do Ministério Público do Trabalho (MPT) e para a sociedade em geral.

PROGRAMAÇÃO

A cerimônia de abertura, que conta com a entrega do Prêmio Evaristo de Moraes Filho, será realizada dia 10 de abril, 19h. Em seguida, terá início a conferência inaugural da filósofa e escritora Djamila Ribeiro, que falará sobre os desafios e oportunidades em torno do tema "Trabalho, Justiça e Sociedade".

Na sexta-feira, dia 11, a programação contará com uma conferência imperdível da Ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre a paridade de gênero nos sistemas de Justiça. A Ministra, única mulher na Suprema Corte brasileira e atual presidenta do Tribunal Superior Eleitoral, será homenageada pelo seu trabalho no fortalecimento da Justiça no Brasil.

Painel sobre Inteligência Artificial - 11 de abril

Em seguida, o painel “Horizontes em Transformação: Justiça” trará discussões inovadoras, como a apresentação do juiz Federal George Marmelstein, que falará sobre o uso da Inteligência Artificial Generativa no Sistema de Justiça. Outros destaques incluem temas como o processo estrutural e a interface com a Ação Civil Pública, com a advogada Juliana Cordeiro de Faria, e a análise do Direito do Trabalho no STF com a professora Olívia Pasqualeto.

Painel sobre o futuro do trabalho - 12 de abril

O sábado, dia 12, trará debates essenciais para o futuro das relações de trabalho. O painel "Horizontes em Transformação: Trabalho" contará com a participação de renomados especialistas, como José Dari Krein, professor da Unicamp, que discutirá os desafios para pensar o futuro do trabalho, e Priscila Cupello, historiadora e filósofa, que abordará a precarização do trabalho no contexto da governamentalidade neoliberal.

Painel sobre produção social da desigualdade - 12 de abril

Outro painel de destaque será o "Horizontes em Transformação: Sociedade", que contará com a participação da artista educadora Rita von Hunty, que discutirá a produção social da desigualdade e o mundo do trabalho. Este é um momento importante para refletir sobre as questões sociais que afetam diretamente o mercado de trabalho e as relações profissionais.

Ao longo dos dias de realização do XXVIII CNPT, serão realizadas também palestras com abordagem voltada para o planejamento financeiro e previdência. Associados e associadas da ANPT farão, ainda o lançamento de seus mais recentes livros. Clique aqui para conferir.  

Baixe o aplicativo ANPT e tenha acesso fácil as informações.