Editora: ESMPU
A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) lançou a publicação “O procurador do Trabalho e o SUS: interface entre o papel de promotor social e a busca pela intersetorialidade”. A Obra foi escrita pela procuradora do Trabalho, Karol Teixeira de Oliveira, juntamente com a professora da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Viviane Peixoto da Silva.
O e-book aborda questões sobre saúde e segurança do trabalho e o papel do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Ministério Público do Trabalho (MPT), analisando práticas concretas dos diversos atores que perpassam a temática e as possibilidades de atuação intersetorial.
O livro apresenta a contextualização histórica, política e social sobre o processo de adoecimento como determinante social, a atuação do SUS, a constituição do campo Saúde do Trabalhador e sua incorporação como atribuição e competência do serviço público de saúde. No texto de apresentação, uma das autoras, Karol Teixeira, pontua que o Ministério Público do Trabalho (MPT) como promotor social é desafiado a implementar estratégias que sejam mais eficientes e que resultem na redução dos acidentes de trabalho e nos casos de adoecimentos ocupacionais. Ela também afirma que, “além de ser provocado pelas denúncias de acidentes e adoecimentos que chegam às Procuradorias do Trabalho, o procurador do Trabalho se depara com a necessidade de desenvolver mecanismos mais efetivos e, principalmente, preventivos com maior alcance”.
A obra está disponível para acesso apenas na versão eletrônica e o download pode ser feito, gratuitamente, na página eletrônica da ESMPU.