Notícias

ANPT realiza XXV Congresso Nacional de Procuradores e Procuradoras do Trabalho – CNPT

ANPT realiza XXV Congresso Nacional de Procuradores e Procuradoras do Trabalho – CNPT

Entre os dias 31 de março e 03 de abril, procuradores e procuradoras do Trabalho de todo o país participaram, em São Paulo, do XXV CNPT, intitulado “A Atuação Institucional e Associativa em uma Perspectiva Multidisciplinar”, o primeiro evento presencial promovido, nos últimos dois anos, pela ANPT, destinado ao congraçamento, à interlocução associativa e institucional e à capacitação dos associados e associadas.

 

Mesa de abertura

 

Compuseram a mesa de abertura o presidente da ANPT, José Antonio Vieira, a vice-presidenta, Lydiane Machado, o procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira, a vice-procuradora-geral do Trabalho, Maria Aparecida Gugel, a subprocuradora-geral da República, secretária-geral do Ministério Público da União, Eliana Torelly, representando o procurador-geral da República, Augusto Aras, o ministro Alberto Balazeiro, representando o ministro presidente do Tribunal Superior do Trabalho, Emannoel Pereira, o Deputado Federal Tadeu Alencar, o corregedor nacional do Ministério Público, Oswaldo D’Albuquerque, o conselheiro nacional do Ministério Público, titular da cadeira reservada ao Ministério Público do Trabalho, Ângelo Fabiano Farias da Costa, o procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 2ª Região, João Eduardo de Amorim, o diretor-geral adjunto da Escola Superior do Ministério Público da União, o subprocurador-geral do Trabalho Manoel Jorge e Silva Neto, o presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho, Luiz Antonio Colussi, a vice-presidenta da Associação Nacional dos Procuradores da República, Ana Carolina Roman, a secretária-geral adjunta da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional São Paulo, Dione Almeida Santos, representando a presidenta Maria Patricia Vanzolini, o presidente da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas, Otávio Pinto e Silva, a diretora de assuntos de aposentados e aposentadas da ANPT, Denise Lapolla, e o presidente do Colégio de Delegados e de Delegadas da ANPT, Waldir Bitu.

 

"Imensamente emocionado e com o coração repleto de um orgulho tão indisfarçável quanto legítimo, declaro aberto o XXV Congresso Nacional de Procuradores e Procuradoras do Trabalho", afirmou o presidente José Antonio Vieira no início das atividades.

 

 

Painéis

 

“O Futuro do Processo Coletivo”

Mediado pela procuradora do Trabalho Elaine Nassif, o painel contou com a participação da procuradora do Trabalho Carolina Hirata, do procurador da República Edilson Vitorelli e do promotor de Justiça Ricardo de Barros Leonel.  

 

 

“Impactos da Tecnologia no Direito Material e Processual do Trabalho”

Mediado pela procuradora do Trabalho Martha Kruse, vice-delegada da ANPT junto à PRT-4ª, o painel contou com a participação do advogado Daniel Assumpção Neves, da procuradora do Trabalho Rosângela Rodrigues Dias de Lacerda e do Juiz do Trabalho Homero Batista Mateus da Silva.

  

 

 “Saúde Mental no Trabalho”

Mediado pela procuradora regional do Trabalho Márcia Kamei Lopez Aliaga, Coordenadora Nacional da CODEMAT, o painel contou com a participação da médica Maria Maeno e da psicóloga Márcia Hespanhol Bernardo.

 

 

Exibição do Filme “Pureza”, seguida de “Roda de Conversa”

Inspirado em episódios reais, “Pureza” conta a história de Pureza (Dira Paes), que procura pelo filho Abel (Matheus Abreu), desaparecido após partir para o garimpo na Amazônia. Na busca, a mãe acaba descobrindo um sistema de aliciamento e cárcere de trabalhadores rurais e se emprega em uma fazenda, onde testemunha desmatamento e condições de trabalho sub-humanas. Após libertar-se, Pureza denuncia os fatos às autoridades. Sem credibilidade, resolve retornar à floresta para a obtenção de provas por conta própria.

 

 

À exibição, seguiu-se uma “roda de conversa” sobre os bastidores da produção e as iniciativas, inclusive do MPT, que inspiraram o longa. Apresentada e mediada pelas procuradoras do Trabalho Cindi Ellou Lopes, diretora social e de eventos da ANPT, e Lys Sobral, Coordenadora Nacional da CONAETE, contou com a participação especial do produtor e roteirista Marcus Ligocki Júnior, do roteirista e diretor Renato Barbieri, da procuradora Gisela Nabuco e do procurador-geral do trabalho, nos biênios 2011-2013 e 2013-2015, Luís Antonio Camargo.

 

 

Assista aqui ao trailer do filme.

 

Espetáculo Teatral “Paulo Freire – o Andarilho da Utopia”

O ator Richard Riguetti interpretou “Paulo Freire – o Andarilho da Utopia”, de Luiz Antônio Rocha e Junio Santos. A peça narra a trajetória e os causos de um dos mais notáveis pensadores da história da educação mundial, mesclando elementos da linguagem do circo e do teatro convencional e de rua, com o propósito de evidenciar a efetividade de Paulo Freire e seu profundo respeito ao diálogo e às diferenças.

 

 

Lançamento de livros

O procurador André Canuto, diretor de assuntos corporativos e de convênios da ANPT, foi o apresentador do lançamento de 15 (quinze) livros escritos por associados e associadas, que, na ocasião, puderam expor sinteticamente o conteúdo e o alcance das obras. Alguns exemplares, doados pelos(as) autores(as) ou pelas editoras, foram sorteados entre os(as) participantes presentes.

 

 

Conheça os livros.

 

Protocolos sanitários

Como forma de resguardar a saúde, exigiram-se comprovante de aplicação de, no mínimo, duas doses da vacina anti-covid e resultado negativo de exame de antígeno.  Ao demonstrar o cumprimento das exigências, os(as) participantes recebiam uma pulseira de cor verde para uso permanente. Foram disponibilizados álcool gel e máscaras.

 

Baixe o aplicativo ANPT e tenha acesso fácil as informações.